
2024
Douro House
Implantada na encosta do Douro, esta casa nasce de uma leitura sensível do território e da paisagem.
A estrutura acompanha o desnível do terreno, criando uma relação orgânica entre interior e exterior, onde a luz assume um papel central. O projeto prolonga-se na paisagem, alcançando um equilíbrio natural entre construção e natureza.
Douro, Portugal
Transformação e Paisagismo
Terreno //
1500m²
Área útil //
Douro House
A arquitetura assume-se discreta, mas intencional. A volumetria simples e os materiais naturais integram-se no perfil da encosta, respeitando o terreno.
A pedra e a madeira dialogam com o local, enquanto a paisagem suaviza a transição entre a construção e o terreno, resultando numa expressão de sobriedade e intemporalidade.
Durante o dia, a luz natural toma conta do espaço e confere vida e movimento a cada divisão, ao longo do tempo.
À noite, o projeto ganha uma nova identidade, onde a iluminação embutida e os focos de luz marcam percursos, valorizam elementos estruturais e criam uma atmosfera cénica. A luz torna-se um extensão do desenho arquitetónico, que não comanda, apenas complementa.

A organização espacial surge da intenção de criar percursos que conduzem a uma nova perspetiva.
A entrada principal, a escadaria exterior, a piscina longitudinal e a zona de estar protegida ampliam a experiência sensorial. Cada detalhe é resolvido com precisão, equilibrando função e estética.

Na Douro House, não há ruído visual, nem artificialidade e o luxo é silencioso e contido.
A sofisticação emerge do rigor das proporções, da compreensão da matéria e da leitura da geografia, permitindo uma autêntica interpretação do terreno onde se situa.



